Utilizamos cookies propias y de terceros para mejorar nuestros servicios. Si continúa navegando, consideramos que acepta su uso. Puede obtener más información, o bien conocer cómo cambiar la configuración, en nuestra Política de cookies cerrar

-Museus Fora de Portas- reflete sobre papel do património como fator de atratividade em Cerveira

Entre esta quinta-feira e domingo, os museus de Vila Nova de Cerveira vão ao encontro da comunidade.

Infominho - -Museus Fora de Portas- reflete sobre papel do património como fator de atratividade em Cerveira - INFOMIÑO - Informacion y noticias del Baixo Miño y Alrededores.

Entre esta quinta-feira e domingo, os museus de Vila Nova de Cerveira vão ao encontro da comunidade.

Camara Municipal de Vila Nova

19/05/2017

Fuente: Camara Municipal de Vila Nova

Entre esta quinta-feira e domingo, os museus de Vila Nova de Cerveira vão ao encontro da comunidade. Trata-se da 4ª edição da iniciativa ‘Museus Fora de Portas' que, este ano, através de um conjunto diversificado de atividades, propõe uma reflexão sobre ‘Partir ou Ficar'. Objetivo é debater o papel do património como fator de atratividade e fixação de população.

O tema desenvolvido por Vila Nova de Cerveira nasce do desafio proposto pelo ICOM para a Comemoração do Dia Internacional dos Museus: "Museus e histórias controversas: dizer o indizível em museus". Desta forma, o Aquamuseu do Rio Minho, o Museu da Bienal de Cerveira e o Convento de S. Paio, em conjunto com o Município de Vila Nova de Cerveira, optaram por abordar o fenómeno da desertificação do território.

Porque o envelhecimento da população e, consequentemente, a desertificação, apresenta-se como um problema transversal aos dez concelhos do Alto Minho, esta 4ª edição dos ‘Museus Fora de Portas' lança o repto, a residentes e visitantes, para partilhar a sua opinião relativamente ao papel que o património - do cultural ao natural - pode ter como fator de atratividade e fixação de população.

Neste sentido, entre esta sexta-feira e domingo, o Terreiro acolhe uma exposição de registo fotográfico e de experiências intitulada ‘Partir ou Ficar: Rostos e Testemunhos'. Cerca de 30 relatos de cerveirenses e turistas vão estar explanados num mural, existindo um espaço em branco para recolher novos contributos.

Ainda durante o dia de sábado, quatro artistas convidados vão desenvolver uma intervenção artística ao ar livre, subordinada ao tema ‘Partir ou Ficar'. Estão confirmadas as presenças de Henrique do Vale, Maria Melo, Ricardo de Campos e Alfonso Vicente Rey. Para encerrar esta programação, a Biblioteca Municipal é palco de uma tertúlia centrada no tema principal desta edição onde, através de testemunhos de pessoas que se fixaram em Cerveira e outras que, por vicissitudes da vida tiveram de partir, contam as suas experiências e preveem os desafios e perspetivas. A entrada é livre.

O programa das atividades dos ‘Museus Fora de Portas' proporciona ainda visitas guiadas gratuitas aos três museus envolvidos na iniciativa, ao longo desta quinta-feira, 18 de maio, Dia Internacional dos Museus.